O QUE É UM SISTEMA ERP?

Para que serve esse sistema ?

ERP(Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) Termo criado em 1990 por Gartner, é um sistema de gestão empresarial que capaz de controlar todas as informações de uma empresa, integrando diferentes áreas em um único sistema: Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, RH e outras áreas.
ERP
ERP

Vantagens e desvantagens de um ERP nas empresas

Para a Gestão da Empresa o sistema ERP facilita a visualização de resultados, tanto os resultados consolidados como os individuais de cada setor e/ou funcionário[].

  • Integração de informações financeiras:O gestor da empresa pode acompanhar o desemprenho da empresa, verificando quanto foi gasto em dinheiro e nos recursos da empresa, e também quanto rendeu para os cofres da empresa, para então definir se poderia ou não continuar com este negócio..
  • Controle dos pedidos de clientes:Com o sistema é possível registrar todas as informações necessárias do cliente e acompanhar cada pedido realizado com mais segurança e praticidade, evitando assim a falta de estoque, o atraso na entrega e a baixa na produção, além de poder visualizar o histórico de cada cliente.
  • Padronização e aceleração de processos:Sistemas ERP possuem métodos padronizados baseados em boas práticas de negócio. Padronizar os processos utilizando o sistema integrado economiza tempo, aumenta a produtividade da empresa e elimina controles manuais que muitas vezes são ineficazes.
  • Redução de erros:Facilita na visibilidade do fluxo de processos na empresa e mantém o histórico de suas ocorrências, tais como: compras, vendas, gastos com funcionários, utensílios utilizados, etc. Tais informações ajudam os usuários a identificar as ações a serem tomadas, assim como a planejar melhor para seu cumprimento. Um exemplo é o planejamento de compras para manutenção de quantidades mínimas em estoque, utilizando como referência o histórico de demandas por período e sazonalidades. Este tipo de avaliação ajuda a reduzir erros que causem prejuízos com compras mal planejadas, tendo assim uma maior economia.
  • Ganho de Escala: utilizando um software padrão ao invés de vários, é possível obter economia de escala uma vez que os gastos com licenças serão menores;
  • Automatização de processos e controles manuais;
  • Controle sobre as operações da empresa;
  • Redução de custos e riscos;
  • Diminui e simplifica a quantidade de informações;
  • Precisão e segurança nas informações, disponíveis em tempo real;
  • Reduz as fraudes dentro da empresa;
  • Evita que seja realizado varias vezes o mesmo trabalho;
  • Diminui a impressão de papel.

Desvantagens

Algumas desvantagens da implementação de um ERP nas empresas são[ ]:

  • A empresa não se torna integrada somente com a utilização do ERP;
  • A informatização aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um mesmo segmentoTorna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho;
  • Aumento no tempo de trabalho dos servidores da empresa e dependência dos mesmos.
  • De início pode gerar alto custo de equipamentos em determinadas áreas.
  • Imposição de Padrões: o ERP força empresas a modificar sua forma de trabalho, na finalidade de projeta módulos a ser implantados;
  • Possíveis Erros: uma vez detectado um erro no sistema de ERP leva-se certo tempo, que pode prejudicar a empresa, afetando sua competitividade e permitindo que a concorrência se destaque, havendo também uma dependência de quem projetou e desenvolveu o sistema.
  • Ambiente de Trabalho: ao eliminar o retrabalho, poderão ocorrer cortes de funcionários gerando problemas para a empresa;
  • Desmotivação: poderá causar desmotivação interna, perda de praticas da empresa que ofereciam resultados positivos. Gerando resistência a mudanças da parte dos colaboradores;
  • Adaptação das informações: apesar do volume de dados e informações no sistema é expansiva, sua geração de relatórios gerencias não será um processo fácil.

Segurança das informações

O ERP possui recursos de segurança que, além de evitar possíveis falhas humanas, protegem a empresa contra crimes de sabotagem, espionagem, invasões, e a utilização indevida de informações privilegiadas.

Os principais dispositivos de controle consistem em criptografia, senhas individuais, limitando o acesso de usuários, não gerando histórico de uso, o que facilita na identificação dos responsáveis pelo mau uso do sistema.

O ERP também dispõe de ferramentas para realizar copias de segurança e gerenciam os bancos de dados, para armazenar e garantir a manutenção das informações que formam a “vida” da empresa em todos os aspectos.

Além da segurança interna nos ERPS a mecanismos para identificar cheque fraudado, identificar pessoas ou empresas com crédito negativo, conferência eletrônica de informações, conexões seguras com serviços online: bancos e órgãos governamentais, para garantir sigilo das informações trocadas por esse meio; backup interno periódico pré-programados para resguarda informações de operações da empresa[16]. 

Referências

[1]CORRÊA, H.L.; GIANESE, I.G.N.; CAON, M. (1999) – Planejamento, programação e controle da produção – MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação. 2a ed. São Paulo: Atlas

 [2]SOUZA, C. A. (2000) – Sistemas integrados de gestão empresarial: estudos de casos de implementação de sistemas ERP. Dissertação de Mestrado, São Paulo: FEA/USP.

 [3]Wagle, D (1998) The casa for ERP systems The McKinsey Quarterly pp 130-138

[4]Revista: Exame 2002, as 200 maiores empresas de tecnologia no Brasil. (Data de acesso 22/03/15)

[5]http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/PGT/PGT15-_Melhorando_os_Negocios_internacionais.PDF (Data de acesso: 20/03/15)

[6] http://www.ppi-multitask.com.br/blog/saiba-as-diferencas-entre-erp-mrp-mrpii-aps-e-mes (Data de acesso: 25/03/15)

 [7]http://www.tiespecialistas.com.br/2013/01/erp-essencialidades-aplicacoes-praticas-e-futuro/ (Data de acesso 28/03/15)

 [8] http://pt.wikipedia.org/wiki/Gartner_Group              

 

Precisando de um sistema ERP outro tipo para sua empresa ou negócio?

ENTRE EM CONTATO

(11) 99591-0977

Braol Tecnologia

+ de 10 anos de mercado realizando diversos trabalhos em: Criação de Sites, Desenvolvimento de Aplicativos, Sistemas Personalizados, Hospedagem de sites e Criação de Lojas virtuais

Postagens Recentes

PHP
Conteúdo Gerenciável
Landing Page
Hotsite
LGPD
CRM

© Braol Tecnologia 2020. Todos os Direitos Reservados

Scroll Up